Se você tem entre 40 e 60 anos, sente dor nos ombros e dificuldades de movimentar o braço é melhor procurar ajuda de um médico ortopedista. O diagnóstico pode ser a chamada lesão do Manguito Rotador.
Segundo o Dr. Rangel Segatti, especialista em Ortopedia e Traumatologia e também especialista em Ombro e Cotovelo, as lesões do Manguito Rotador (LMR) são uma fonte significativa de dor e disfunção do ombro. Ela pode ter origem traumática, ou mesmo, degenerativa.
“A elevada incidência dessa lesão e a grande importância dos aspectos sociais e econômicos relacionados, nos mostram como esta doença está presente em nosso meio e sua grande importância na vida da população”, alerta o médico.
A dor é o principal sintoma
“Habitualmente, ela se localiza na região ântero-lateral do ombro e face lateral do braço e sua intensidade é variável. A maioria dos pacientes queixa-se de dor noturna e dificuldade ou incapacidade de deitar-se sobre o lado afetado, sendo este um aspecto muito característico e constante da doença do manguito rotador”, explica.
O tempo de evolução dos sintomas e suas características, o tipo de ocupação profissional ou de prática esportiva, a história de um ou mais eventos traumáticos e tratamentos prévios (fisioterapia, infiltrações, etc.), a dominância, a idade e o gênero são informações muito valiosas na hora do diagnóstico.
O tratamento habitual e muito comum na prática ortopédica é o uso de antiinflamatórios não-hormonais (AINHs), analgésicos e fisioterapia. Esses medicamentos e estas condutas são frequentemente utilizados em quadros agudos e crônicos de dor musculoesquelética.
Procure um profissional capacitado
De acordo com a evolução da doença, seus sintomas e suas limitações, outras inúmeras condutas podem ser propostas, inclusive a necessidade de tratamento cirúrgico. “Assim, sempre frisamos a importância do diagnóstico e também a grande diferença em consultar um médico capacitado e de sua confiança para o acompanhamento e seguimento da enfermidade”, diz Dr. Rangel.
O que é o manguito rotador?
Explica o especialista que o Manguito Rotador é um grupo de músculos e tendões que se inserem (prendem) na região proximal do úmero (osso do braço). Ele é formado por quatro músculos: subescapular, supra-espinal, infra-espinal e redondo menor. Esses músculos se inserem em forma de tendões na cabeça do úmero, cobrindo toda a sua superfície. A função do Manguito é estabilizar a cabeça do úmero e propiciar os movimentos do ombro.
Não descuide da prevenção
Para prevenir lesões do Manguito Rotador, é importante fortalecer os músculos da região do ombro, atentando à biomecânica de cada exercício. Por meio da prática de musculação e de exercícios específicos, sob orientação do ortopedista, fisioterapeuta ou o educador físico, por exemplo, é possível reduzir o impacto e atrito entre as estruturas que o compõem e promover maior estabilidade à região do ombro.
Obesidade, tabagismo, sobrecarga da região do ombro e doenças metabólicas também colaboram para o surgimento da lesão, portanto medidas como não fumar, adotar uma alimentação saudável e bons hábitos atuam como fatores preventivos a serem considerados.
Referência bibliográfica:
Dias D, Matos M, Daltro C, Guimarães A. Clinicalandfunctional profile ofpatientswiththePainfulShoulderSyndrome (PSS). OrtopTraumatolRehabil. 008; 10(6): 547–53.
Ejnisman B, Andreoli CV, Soares BG, Fallopa F, Peccin MS, Abdalla RJ, ET al. Interventions for tearsoftherotatorcuff inadults. Cochrane Databasesyst Rev. 2004; um: CD002758.
Andrade RP, Correa Filho Mrc, Queiroz BC. Lesões do manguito rotador. Rev. Bras. Ortop. 2004; 39(11/12)